Presidente do IRTDPJBrasil participa da cerimônia de posse do novo Corregedor Nacional de Justiça

04/09/2024 Além de Rainey Marinho, que também preside o Operador Nacional de RTDPJ, estiveram presentes lideranças do Registro Público brasileiro.

Na manhã desta terça-feira (03/09), o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas (IRTDPJ), Rainey Marinho, participou da cerimônia de posse do novo Corregedor Nacional de Justiça, o ministro Mauro Campbell Marques para o biênio 2024-2026. O evento, realizado na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), marcou o início da gestão do ministro Campbell para o cargo que era exercido, até recentemente, pelo ministro Luis Felipe Salomão. 

A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, do STJ, ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti. Também prestigiaram a posse representantes de todas as entidades nacionais dos Registros Públicos. 

Rainey Marinho enfatizou que a nomeação de Mauro Campbell representa um passo significativo para a continuidade e o fortalecimento das práticas de integridade e transparência no sistema judiciário brasileiro. “Foi uma satisfação participar da cerimônia de posse do ministro Mauro Campbell como Corregedor Nacional de Justiça. Sua trajetória ilustre e seu comprometimento com a justiça são evidentes e certamente contribuirão para a excelência e a eficiência das funções da Corregedoria Nacional,” afirmou Marinho.

Compromisso com as políticas da gestão anterior

No decorrer da cerimônia, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, deu ao novo corregedor as boas-vindas ao CNJ. "Estou certo de que faremos coisas boas juntos. O ministro Campbell vai agregar muito ao grupo que já trabalha para delinear as políticas públicas que trazem integridade, eficiência e proximidade da população com o Poder Judiciário", declarou.

Campbell, que possui vasta experiência em trajetórias no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE, assegurou que dará prosseguimento ao trabalho desenvolvido por Luis Felipe Salomão. “Um dos grandes desafios que despontam nesta função que hoje assumo é suceder o eminente  ministro Salomão, que exerceu com profundo afinco o ofício de corregedor nacional entre o biênio de  2022-2024.  Reassumo também o compromisso de dar continuidade às políticas públicas de sua gestão”, comentou.  

Entre os assuntos em destaque, abordados pelo atual corregedor, está a questão da sustentabilidade. Natural de Manaus (AM), região com grandes riquezas da fauna e flora brasileira, Campbell evidenciou em seu discurso de posse as queimadas que ocorrem em diversos biomas no Brasil e defendeu a priorização de julgamentos com o tema da sustentabilidade. “Hoje, a dor é maior. É o Brasil quem está queimando, e cá estou, para, emanado com todos os juízes, apagar esses incêndios priorizando a sustentabilidade ambiental como profilaxia habitual de toda uma sociedade”.
 

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil 
Em: 04/09/2024