1º Ofício de Cuiabá completa 280 anos de existência

29/03/2022 O Cartório do 1º Ofício de Cuiabá completa hoje, 29 de março, 280 anos de existência. A oficial Glória Alice Bertoli, vice-presidente do IRTDPJBrasil para a Região Centro Oeste, mostra em um vídeo comemorativo um pouco da história da serventia.

“São 280 anos servindo com segurança, urbanidade e presteza à sociedade cuiabana. O 1º Ofício já foi repositório de muitas das aquisições de terras pelos brasileiros de outras paragens, que vieram somar conosco, os mato-grossenses de raiz”, diz Glória Bertoli, que está à frente da serventia desde 1987.

O cartório foi fundado em 29 de março de 1742 por meio de decreto do Rei Dom João V, que atribuiu à João Teixeira de Macedo a serventia do “Primeiro Ofício de Tabelião da Vila de Cuiabá”. Considerando todos os processos políticos pelos quais passou o Brasil e especialmente Cuiabá, seja como Arraial, Vila, Capital da Província e por fim da Capital do Estado, no pós-período Republicano, o atual 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá, soma 280 anos de existência e de serviços prestados a capital mato-grossense.

O histórico cartório não parou no tempo. Em 2007, foi a primeira serventia de Cuiabá a implantar o sistema biométrico. Tal procedimento garante a eficácia e agiliza o processo de atendimento ao cliente, pois identifica o usuário pela sua impressão digital, através de um leitor biométrico, com eficiência e segurança.

O 1º Ofício possui também atendimento via internet, em constante evolução, estando integrado à Central RTDPJBrasil – www.rtdbrasil.org.br –  bem como à Central Eletrônica de Integração – CEI, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso.

“Nesses últimos anos, passamos por várias e significativas ações evolutivas, tanto nos processos técnicos dos atos que praticamos, como também em aprendizado de qualidade na prestação dos serviços de nosso mister, tanto que em 2015, 2016 e 2017 conquistamos o prêmio máximo no Programa de Qualidade Total da ANOREG- BR, certificado pela Associação Portuguesa de Certificação- APCER, na categoria Diamante”, destaca Glória Alice Bertoli.

Grande colaboradora do IRTDPJBrasil, tendo inclusive participado da fundação deste Instituto, Gloria Bertoli destaca que espera continuar evoluindo. “Assim teremos condições de melhorarmos continuamente e mantermos com máxima qualidade os nossos serviços, e, alcançarmos cada vez mais a excelência em todos os serviços, que sabemos tão importantes para a sociedade que servimos”, afirma.

Clique aqui para ver o Vídeo Comemorativo