• Save the date
  • Plano de saúde
  • Consultoria
  • associação
  • API de noticias
  • confia
  • Revista

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Estão abertas inscrições para curso sobre comunicações dos cartórios extrajudiciais ao Coaf

A Corregedoria Nacional de Justiça, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Escola Nacional de Notários e Registradores (Ennor) promovem na terça-feira (2/4), às 19h, a aula inaugural de capacitação sobre a atuação dos cartórios extrajudiciais no combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à proliferação das armas de destruição em massa. O curso é oferecido em formato online e as inscrições, gratuitas, estão abertas aqui.

27/03/2024 LER MAIS

Entidades notariais e registrais capixabas se unem para auxiliar cartórios afetados pelas fortes chuvas

Muitos cartórios sofreram danos e necessitam de ajuda para reconstruir suas instalações. Participe desta campanha solidária.

27/03/2024 LER MAIS

Revisão do Código Civil: Comissão vota relatório no dia 1º de abril

Ministro Salomão, presidente da comissão, convocou uma semana de esforço concentrado, entre os dias 1º e 5 de abril, para discussão e votação do relatório final.

26/03/2024 LER MAIS

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

O tratamento jurídico conferido aos animais foi um dos temas abordados no relatório da comissão de juristas responsável pela revisão e atualização do Código Civil, apresentado no último mês.

26/03/2024 LER MAIS

Serp-Jud: lançada plataforma do Sistema Eletrônico dos Registro Público para uso dos Tribunais de Justiça

Com o objetivo de aprimorar as discussões e trazer novidades relacionadas aos registros públicos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou na sexta-feira, 22/03, o seminário “O Sistema Eletrônico do Registro Público e sua regulamentação”. O evento marcou o lançamento do Serp-Jud, versão do sistema voltada ao Poder Judiciário, que estará disponível a partir de 31 de março.

25/03/2024 LER MAIS

Livro reúne artigos de 23 autores sobre o Sistema Eletrônico de Registro Público

Durante o seminário ocorreu o lançamento do livro “Sistema Eletrônico do Registro Público e sua regulamentação”, obra coletiva coordenada pelo ministro que trata sobre a regulamentação do SERP, destaca o papel da Corregedoria Nacional de Justiça como agente regulador, a execução e funcionalidades do sistema via Operador Nacional do Sistema Eletrônico (Onserp), abrangendo desde a administração legal até a prática.

25/03/2024 LER MAIS

Cartórios já podem aderir ao Programa de Capacitação Cartório TOP 2024

A iniciativa busca introduzir a gestão da qualidade em Cartórios de qualquer porte em todo o país

22/03/2024 LER MAIS

Seminário apresenta versão do registro público eletrônico para tribunais nesta sexta (22/3)

A Corregedoria Nacional de Justiça realiza nesta sexta-feira (22/3) o seminário “O Sistema Eletrônico do Registro Público e sua Regulamentação”. O evento marca o início das operações do Serp-Jud, versão do sistema voltada ao Poder Judiciário. Com o Serp-Jud, os tribunais poderão acessar os cartórios de registro de forma online e unificada, pedir certidões, realizar buscas, emitir mandados judiciais e visualizar histórico de pedidos.

21/03/2024 LER MAIS

Sociedades de médicos não têm natureza de sociedade empresarial, decide STJ

1ª Seção decidiu que sociedades uniprofissionais têm natureza simples, mesmo sob a forma de sociedade limitada

19/03/2024 LER MAIS

Matrículas abertas até o dia 15/4 para o Curso Superior em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro

A Faculdade de Ensino Jurídico de Vitória (FEJ) está com inscrições abertas para o Curso Superior em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro, oferecendo um desconto de 35% para associados ao IRTDPJBrasil.

18/03/2024 LER MAIS