1º Ofício de RTDPJ de Porto Alegre comemora 100 anos de fundação

03/10/2018 Centenário do Cartório de Registro Especial será comemorado no dia 4/10 com lançamento de livro

O 1º Ofício de RTDPJ de Porto Alegre completou 100 anos de fundação. O antigo “Cartório do Registro Especial”, como ainda é conhecido, hoje tem como titular o registrador Pérsio Brinckmann Filho, 1º secretário do IRTDPJBrasil.

A passagem do centenário dessa importante serventia será marcada com o lançamento de um livro comemorativo, no dia 4/10, na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. A obra é de autoria do doutor e mestre em Ciência Política da UFRGS, Pompilio Locks Filho.

O 1º RTDPJ da capital gaúcha foi instalado em 22 de fevereiro de 1917, e localizava-se na Rua General Câmara, no número 15A, no Centro de Porto Alegre, tendo como primeiro oficial o historiador Othelo Rosa. Após algumas mudanças de endereço, desde janeiro de 1990, está atendendo na Avenida Borges de Medeiros, número 308, no 2º andar do Edifício Fronteira.

O antigo “Cartório do Registro Especial”, como foi conhecido por muito tempo, é, na verdade , um acervo da história de Porto Alegre. As próprias formas de registro e arquivamento são o retrato da evolução. Em 1967, por exemplo, o então oficial José Augusto Medeiros Pereira instituiu, de forma pioneira, o processo de microfilmagem de documentos.

Hoje está à frente da serventia, o registrador Pérsio Brinckmann Filho, que integra a diretoria executiva do IRTDPJBrasil. Em sua gestão, inaugurou a era da informatização, substituindo as velhas máquinas de datilografia por microcomputadores.

 

Fonte: Assessoria de comunicação do IRTDPJBrasil
Em: 3/10/2018