Centrais eletrônicas são debatidas no I Congresso Internacional da Advocacia Extrajudicial

11/05/2021 Até o dia 14 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo, juntamente com a Comissão de Direito Notarial e de Registros Públicos da Ordem, realiza o I Congresso Internacional da Advocacia Extrajudicial. A programação do primeiro dia do evento, 10 de maio, abriu espaço para uma apresentação sobre as centrais eletrônicas notariais e de registro.

O painel “As Centrais Eletrônicas e o Advogado” contou com a presença dos representantes das especialidades de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Imobiliário, Tabelionato de Notas e Tabelionato de Protesto. O debate foi coordenado pelo vice-presidente da Comissão de Direito Notarial e de Registros Públicos da OAB/SP, Tiago de Lima Almeida.

O presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho, fez uma apresentação sobre a Central RTDPJ, que reúne cerca de 2.700 cartórios da especialidade, atendendo mais de 88 mil clientes, entre pessoas físicas e jurídicas. Ele focou em funcionalidades da plataforma que podem favorecer e facilitar o trabalho dos advogados, seja no Registro de Pessoas Jurídicas como no Registro de Títulos e Documentos. “O registro público brasileiro como um todo está pronto e determinado a servir a sociedade brasileira com máxima eficiência, tecnologia e segurança jurídica”, afirmou.

“A expertise dos advogados é fundamental na elaboração de negócios jurídicos e realizar a prestação de serviço por meio dos cartórios extrajudiciais e de suas centrais resulta em maior segurança jurídica a sociedade. Cartorários e advogados devem sempre andar juntos no avanço e na efetividade do sistema jurídico”, completou o presidente do IRTDPJBrasil e da Anoreg Alagoas.

Além de Rainey Marinho, participaram do painel, o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Fiscarelli; o presidente do Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis, Flauzilino Araújo dos Santos; a presidente do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil – Seção DF, Ionara Gaioso; e o presidente da Academia Notarial Brasileira, Ubiratan Guimarães.

O evento ocorre virtualmente e conta com a presença dos principais nomes da advocacia extrajudicial, com o objetivo abrir espaço institucional para as contribuições que o setor tem a oferecer. A transmissão está sendo feita pelo Canal Cultura e Eventos da OAB/SP.

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em 11/5/2021