Convênio firmado com o Instituto Novo Brasil visa ações para cumprir objetivos da Agenda 2030 da ONU

18/11/2022 A intenção é promover ações junto aos oficiais de RTDPJ de todo o Brasil. O acordo foi assinado em outubro na cidade de Belém do Pará



O IRTDPJBrasil e o Instituto Novo Brasil firmaram um convênio, no mês passado, na cidade de Belém do Pará, com o objetivo de promover a cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas para promoção dos objetivos da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Em 2015, a ONU criou chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O documento final que compila todos os objetivos, metas e os indicadores dessa ação ficou conhecido como Agenda 2030 da ONU.

Diante da importância desta agenda para o futuro do planeta e da humanidade, o IRTDPJBrasil e o Instituto Novo Brasil selaram um acordo que tem como público alvo os oficiais de Registro de Títulos e Documentos e Civis de Pessoas Jurídicas de todo o Brasil. O convênio foi assinado durante a solenidade de abertura do XI Congresso Brasileiro de RTDPJ pelos presidentes das duas instituições parceiras, os registradores Rainey Marinho e Sônia Andrade, respectivamente.
 

 
“A partir de um programa de trabalho, que será elaborado conjuntamente, para implementação das ações, nossas instituições vão envidar todos os esforços para o levantamento de fundos provenientes de fontes internas e externas, a fim de tornar possível a realização dos programas de cooperação”, explica a presidente do Instituto Novo Brasil e 6ª oficiala de RTD da cidade do Rio de Janeiro, Sônia Maria Andrade dos Santos, que também é 2ª vice-presidente do IRTDPJBrasil.
  
Sobre a Agenda 2030

Em 1987, a Organização das Nações Unidas promoveu a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. No encontro, surgiu a definição de desenvolvimento sustentável: Aquele que atende às necessidades presentes, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”.
A partir da criação da ideia de desenvolvimento sustentável, as Nações Unidas mobilizaram esforços para tornar isto possível ao redor do mundo. Assim, o foco da Agenda 2030 é sensibilizar as pessoas, as empresas, os governos e as nações para a necessidade de uma mudança, seguindo as seguintes metas: acabar com a pobreza; acabar com a violência em suas diversas dimensões; promover a proteção do meio ambiente; garantir que todos possam ter o direito assegurado de paz e prosperidade.
A Agenda 2030 da ONU é um conjunto de 17 Objetivos divididos em 169 Metas que todos os países do mundo devem implementar até o ano de 2030.
 
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em 18/11/2020