
Cresce o número de cartórios que utilizam a folha de registro da Central RTDPJBrasil
13/03/2023 Recurso está disponível para todos os cartórios que utilizam os serviços da central eletrônica. Ao usar a folha de registro da Central Brasil, o cartório não precisa imprimir o documento do cliente, nem carimbar as páginas ou preparar uma folha com os dizeres do ato praticado. O registrador apenas preenche os dados do registro diretamente na plataforma.Disponível para os cartórios que utilizam a Central RTDPJBrasil, desde abril de 2020, o recurso de gerar a folha de registro pela plataforma é cada vez mais utilizado. Para se ter uma ideia da adesão a esta ferramenta, nos últimos dez meses, foram geradas 73.684 folhas de registro.
A média mensal de folhas feitas no ambiente da Central dos cartórios de RTDPJ ultrapassa o montante de sete mil e, somente em janeiro de 2023, foram 9.940. Os estados que mais utilizam o serviço são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
A folha de registro gerada pela Central RTDPJ pode ser customizada pelo próprio cartório, que pode incluir no layout a sua logomarca e detalhar os tributos que incidem sobre o valor do serviço. A página traz, ainda, dois códigos QR Code, um gerado pela Central, que serve para consulta à imagem do ato praticado (pelo celular, por exemplo, basta apontar a câmera do telefone para fazer a leitura), e outro pelo Tribunal de Justiça do Estado, se existir.
Ao optar por utilizar a folha de registro da Central, o usuário administrador (titular do cartório) continua informando todos os dados do registro, bem como número do registro e selo do TJ e os tributos/emolumentos.
A opção de configurar a logomarca parece apenas para o usuário que possuir o perfil administrador no cartório. Enquanto o cartório não definir uma logo própria, pode ser utilizada a logo da Central RTDPJBrasil.
Vantagens – Ao usar a folha de registro da Central Brasil, o cartório não precisa imprimir o documento do cliente, nem carimbar as páginas ou preparar uma folha com os dizeres do ato praticado. O registrador apenas preenche os dados do registro que fez em seu cartório direto na Central. A plataforma pega o documento enviado pelo cliente e coloca a chancela em cada página, adicionando uma folha de rosto com a redação pré-definida para cada tipo de registro, contendo as informações preenchidas.
Essa solução padroniza os registros na Central RTDPJBrasil, facilitando a vida do registrador, que pode trabalhar diretamente na plataforma, sem necessidade de imprimir, carimbar, digitalizar e fazer upload.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em 13/03/2023