Definida a programação do XII Congresso de RTDPJ: conheça os temas principais e os palestrantes
04/06/2024 Veja a programação completa do evento, que vai acontecer em novembro, na capital de Alagoas. Inscrições abertas no site www.eventosirtdpjbrasil.org
O hoje e o amanhã se misturam na programação do XII Congresso de Registros de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil. Durante três dias, de 6 a 8 de novembro, as perspectivas futuras e os mais importantes temas da atualidade para os registradores de RTD e RCPJ serão debatidos em Maceió, Alagoas.
“Nossa intenção foi selecionar o que há de mais impactante para os registradores de TDPJ, aquilo que vai alterar nossas atribuições a curto, médio e longo prazos. Nesse contexto, não podíamos deixar de fora os avanços tecnológicos obtidos no decorrer dos anos. Também serão abordados os novos diplomas legais, que vieram para aprimorar e fortalecer a nossa atividade”, diz o presidente do IRTDPJBrasil e anfitrião do evento, Rainey Marinho.
A edição 2024 do congresso nacional é uma iniciativa conjunta do IRTDPJBrasil e do Instituto Estadual, com o apoio da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas. As inscrições estão abertas no site oficial do evento https://www.eventosirtdpjbrasil.org/.
Os destaques de cada dia
Dia 6/11 - No primeiro dia do evento, o destaque da programação é o tema “A importância dos cartórios na força tarefa para a solução do caso Braskem”, com a palestrante Maria Tereza Uille Gomes. Esta atividade abre oficialmente o evento, no dia 6 de novembro, no Jatiúca Hotel & Resort, às 19 horas.
Mais cedo, às 9 horas, em uma parceria com a Anoreg/AL e a Escola Superior de Magistratura de Alagoas, está programada uma palestra de boas-vindas, gratuita para todos os registradores e notários do estado. A 1ª vice-presidente do IRTDPJBrasil, Sônia Maria de Andrade, oficial do 6º RTD do Rio de Janeiro/RJ, abordará o tema “Gestão empreendedora dos serviços notariais e registrais”.
Dia 7/11 - “Alterações do Código Civil e seus reflexos no RTDPJ” (Carlos Elias de Oliveira); “O impacto da utilização do Serp-Jud nos serviços extrajudiciais” (Luís Carlos Vendramin Jr. e Marcelo Guimarães); “O registro dos créditos de carbono” (Patrícia Ferraz)
Dia 8/11 – “Multipropriedade de bens móveis” (Vitor Frederico Kümpel); “Personalidade Jurídica e Inteligência Artificial” (palestra magna com o ministro Humberto Martins, do STJ); “ON-RTDPJ e sua aplicação prática nos cartórios da especialidade” (Robson Alvarenga); “A consolidação da propriedade fiduciária de bens móveis e a busca e apreensão” (Marco Antônio Domingues).
Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em: 04/06/2024