Encontro Regional discute as funções do Registro de Títulos e Documentos e os desafios da atualidade

21/09/2019 Palestra da registradora mineira Vanuza Arruda abriu a programação do 2º dia do Encontro Regional de RTDPJ

 

O segundo dia de palestras do I Encontro Regional de RTDPJ - que acontece na capital do Espírito Santo, Vitória - foi aberto por uma palestra que trouxe um panorama completo e atual da atividade de Registro de Títulos e Documentos.  Vanuza Arruda, professora e oficial de RTDPJ em Ouro Preto/MG foi a conferencista convidada.

A palestrante traçou uma linha histórica do Registro de Títulos e Documentos e também analisou a sua importante função à luz dos fatos atuais. Segundo Vanuza, hoje o cidadão quer agilidade, modernidade e serviços informatizados. “O RTD vem para garantir a segurança jurídica, inclusive, dos documentos eletrônicos”, afirma.

Vanuza Arruda também foi incisiva na defesa do relevante papel dos cartórios de RTDPJ na garantia da segurança para os negócios. “Ao invés de ser burocracia, nós somos transparência. Nós, oficiais do Registro de TD e PJ, somos sinônimos de segurança jurídica. A quem não interessa a segurança jurídica? Somente a quem quer ficar na obscuridade. O cidadão de bem, quando está fazendo um negócio jurídico, não abre não da segurança. E isso ele vai encontrar no cartório. Por esse motivo somos tão necessários”, enfatiza  a registradora.

Coordenadora da especialização em Direito Notarial e Registral da Faculdade Arnaldo, Vanuza é integrante da comissão originária para elaboração do Código de Normas do Extrajudicial de Minas Gerais.  Também coordenadora da Comissão de Educação Corporativa do IRTDPJBrasil.

 

Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em 21/9/2019