Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário destaca a inovação nos cartórios

13/09/2024
A edição 2024 do evento contou com a presença de representantes do IRTDPJBrasil e do Operador Nacional de RTDJ, nas oficinas realizadas no dia 12/9


O 4º Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs 2024) contou com a presença do  Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil) e do Operador Nacional de RTDPJ, no eixo temático sobre a “Inovação nos cartórios extrajudiciais”. 

Hoje é o encerramento do evento, iniciado no dia 11 de setembro, na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), com o objetivo de compartilhar  experiências e fomentar parcerias vitais para a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário, conforme a Resolução nº 395/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O painel “Inovação nos cartórios extrajudiciais” foi coordenado pelas juízas do CNJ Daniela Pereira Madeira e Liz Rezende. O  IRTDPJ foi representado pelo conselheiro-geral do Comitê Técnico da região de São Paulo do Operador Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (ON-RTDPJ), Robson Alvarenga. Também participou do debate o coordenador técnico da plataforma ON-RTDPJ, Rodrigo Pinho.


 

 

Na oportunidade, Alvarenga e Pinho enfatizaram a importância da modernização e aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos e empresas em um cenário onde a tecnologia evolui rapidamente e as demandas da sociedade estão em constante mudança. As atuais ações para modernização dos serviços extrajudiciais como a central nacional dos cartórios de RTDPJ é um dos cases de sucesso que permite o acesso aos serviços e, ao mesmo tempo, possibilita celeridade e segurança jurídica. 

Durante os três dias de evento, outros temas foram abordados como pautas em torno da Sustentabilidade e Inteligência Artificial. O FestLabs está em conformidade com a Meta 9 aprovada pelo Poder Judiciário, que tem o propósito de estimular a inovação. As metas nacionais representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço célere, com mais eficiência e qualidade. 



Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 13/09/2024