
Funcionalidades da Central RTDPJ são apresentadas no 23º Seminário de Trabalho Registral Civil
18/06/2019 Presidente do IRTDPJ/PR, Maxinino Lisboa palestrou sobre o tema no evento realizado na cidade de MaringáAs soluções da Central RTDPJBrasil - plataforma eletrônica de abrangência nacional, que reúne cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas - foram apresentadas no 23º Seminário de Trabalho Registral Civil . Realizado no dia 15/6, na cidade de Maringá/ PR, o evento foi uma iniciativa do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), em parceria com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR)
Cerca de 120 pessoas prestigiaram o evento e puderam conhecer o funcionamento da Central RTDPJ (www.rtdbrasil.org.br) , tema apresentado pelo registrador Maximino Lisboa, presidente Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Estado do Paraná (IRTDP-PR). “A Central Nacional é um sistema mediador que liga usuários que desejam realizar um ato de registro nos cartórios de Títulos e Documentos de Pessoa Jurídicas”, disse.
A partir deste ponto, o Maximino Lisboa demonstrou o histórico da Central, iniciada pela Lei 11.977 e que foi ratificada pelo Provimento 48 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O normativo trouxe as diretrizes da central, permitindo que ela fosse integrada à Redesim, um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
Por fim, o palestrante apresentou o que dispõe a Seção 07 do Código de Normas do Estado do Paraná, inserida pelo Provimento 272/2018 e estabelecido em evento realizado em maio com membros da diretoria do Instituto. “Em 3 de maio de 2019, foi feita a formalização em evento com a participação dos entes da Central RTDPJBrasil. E agora, como reflexos da Central, pretendemos ampliar ainda mais nossa rede de serviços ao usuário”, finalizou.
Fonte: Site do Irpen, com alterações.
Em 18/06/2019