
Impacto do Serp-Jud nos serviços extrajudiciais será destaque no XII Congresso da RTDPJ, em Maceió
18/09/2024Painel conta com a participação do coordenador do Operador Nacional do Serp, Luís Vendramin, e do desembargador do TJMG, Marcelo Guimarães Rodrigues
O impacto da utilização do Serp-Jud nos serviços extrajudiciais fará parte dos debates do XII Congresso da RTDPJ do Brasil e o painel desse tema contará com a participação de Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente do Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON-RCPN) e coordenador do Operador Nacional do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (ONSERP). O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (MG), Marcelo Guimarães Rodrigues, também vai compor o painel. O evento acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de novembro, em Maceió.
O Serp-Jud é uma plataforma para uso exclusivo do Poder Judiciário, onde os serviços de registros públicos estão integrados e disponíveis em meio eletrônico. A Corregedoria Nacional de Justiça(CNJ) é responsável pela coordenação do projeto, bem como a incorporação das soluções tecnológicas desenvolvidas para o segmento registral brasileiro.
Os debatedores convidados do painel serão o co-cordenadores do ONSERP e presidente do Operador Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (ON-RTDPJ), Rainey Marinho; além do presidente do Operador Nacional do Sistema Eletrônico de Registro de Imóveis, Juan Pablo Correa Gossweiler.
Levantar esse assunto no maior congresso de RTDJP do país é fundamental, pois de acordo com Vendramin a implementação do Sistema Eletrônico dos Registros Eletrônicos Públicos (SERP) representa uma evolução significativa na forma como esses serviços são gerenciados no Brasil. Neste sentido, Vendramin acredita que o Serp-Jud é uma inovação importante. “Este sistema representa um grande avanço na integração entre os serviços eletrônicos de registros públicos e o Judiciário.Ao conectar diferentes Operadores como o ON-RCPN, ONR e ON-RTDPJ, o Serp-Jud facilita o acesso a uma variedade de serviços essenciais, como pedidos de certidões, penhora on-line e protocolos. Esta integração promove maior eficácia na comunicação e no processamento de informações”, comentou.
O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (MG), Marcelo Guimarães, também é um defensor da tecnologia no extrajudicial. Em uma entrevista, concedida ao Colégio Notarial do Brasil em Minas Gerais, ele comentou sobre a otimização do trabalho das serventias extrajudiciais. “No futuro muito próximo, (quase) tudo o que não couber na tela de um smartphone estará fadado à obsolescência e, por desdobramento, ao desaparecimento. As novas gerações exigem tecnologia, portabilidade, celeridade e segurança. E o cartorári precisa estar capacitado para continuar prestando sua relevante missão com eficácia, ou seja, cada vez mais próximo dos anseios e legítimas demandas da sociedade, validando as manifestações de vontade com segurança jurídica”, disse.
INSCRIÇÕES PARA O CONGRESSO:
Clique aqui, acesse toda a programação e faça a sua inscrição para participar do maior congresso de RTD do Brasil.
Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em: 18/09/2024