Importância do Sistema Eletrônico de Registros Públicos é ressaltada na solenidade de abertura do XI Congresso

07/10/2022 Cerimônia teve como convidada especial a juíza auxiliar do  CNJ, Carolina Ranzolin. Congresso prossegue nesta sexta-feira em Belém.

A abertura solene do XI Congresso Brasileiro de RTDPJ aconteceu na noite de quinta-feira, 6/10, em Belém do Pará. Autoridades do Judiciário, lideranças do segmento notarial e de registro, representantes de instituições estaduais prestigiaram a cerimônia, que teve como convidada especial a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Carolina Ranzolin, que antecipou aos congressistas as metas do CNJ para o extrajudicial.
 
A cerimônia foi coordenada pelo presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho. Os registradores Carlos Alberto do Valle e Silva Chermont, Paulo Roberto de Carvalho Rêgo, Gloria Bertoli, Durval Hale e Anaximandro Lourenço Feres foram homenageados pelo seu trabalho em benefício da classe registral.
O anfitrião do evento Carlos Alberto Chermont falou da alegria em ver o seu Estado como sede do evento, em uma época tão especial como o Círio de Nazaré. Ele lembrou, ainda, que esta é a primeira vez que o Pará recebe um congresso nacional da especialidade, o que é motivo de muita honra para os registradores locais.
 
Participação do Conselho Nacional de Justiça
A representante do Conselho Nacional de Justiça, Carolina Ranzolin Nerbass integra a equipe da Corregedoria Nacional, estando encarregada das questões extrajudiciais. Segundo ela, a Corregedoria tem tido atenção especial com o Serviço Eletrônico de Registros Públicos – SERP, instituído pela Lei 14.382/2022.
 
Em sua opinião, o SERP contribuirá para o aprimoramento do ambiente de negócios do país, por meio da modernização dos registros públicos, a desburocratização de serviços, a centralização nacional das informações e garantias. “Haverá uma consequente redução de custos, facilidade, agilidade para consulta de informações registrais e o envio de documentos para registro. Para aquele que é nosso usuário final, o cidadão, o SERP significará menos burocracia, menor tempo de tramitação e espera, maior acessibilidade, redução de gastos e de custos”, disse.

A importância das atividades de RTD e RCPJ
Em seu pronunciamento, o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho, ressaltou que o Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas deixou há muito tempo de ser uma atividade pequena ou coadjuvante dos Registros Públicos. “Em 34 anos de existência, o Instituto vem trabalhando arduamente para conquistar o protagonismo que hoje temos. O RTD e o RCPJ são atividades essenciais para o ambiente de negócio brasileiro, para conferir segurança e publicidade a centenas de atos que não podem ser registrados em outros cartórios”, disse.
 
Marinho afirmou que todos devem ressaltar a importancia da atividade que exercem. “Devemos atuar cotidianamente para divulgar isso, sem dar trégua à desinformação, mostrando à população que seus documentos devem ser registrados para a segurança de todos. Que as várias sociedades ‒ do seu nascedouro a todos os atos inerentes à sua manutenção ‒ não podem prescindir da segurança que tão somente nós, registradores públicos, oferecemos”, destacou.

Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em 07/10/2022