
In memoriam: IRTDPJBrasil homenageia Onivaldo Moisés Mariani
11/09/2020 Titular do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas da de Recife, Onivaldo Mariani faleceu no dia 5 de setembro, aos 59 anos. Foi 1º secretário do IRTDPJBrasil e prestou relevantes serviços à classe em Pernambuco e no país.No dia 5 de setembro, o Registro de Títulos e Documentos do Brasil se despediu de um dos seus expoentes, Onivaldo Moises Mariani. O 1º Secretário do IRTDPJBrasil e titular do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Recife/PE faleceu depois de uma batalha contra o câncer.
A missa de sétimo dia será nesta sexta-feira, 11/9, às 19 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul, em Brasília/DF. A celebração pode ser acompanhada pelas redes sociais: https://www.facebook.com/nsperpetuosocorrobrasilia/
https://www.instagram.com/psocorrolagosul/?hl=pt-br
À frente do Cartório Mariani desde 2008, Onivaldo Mariani fez da serventia uma referência para o Estado de Pernambuco e para todo o Brasil. Ele assumiu o 2º RTDPJ da cidade do Recife como o primeiro titular aprovado em concurso público de provas e títulos naquele histórico cartório, fundado em 1920. Profundo entendedor da matéria do Direito Notarial e Registral, compartilhava o conhecimento com os colegas de profissão, ministrando cursos, revisando consultas a pedido do IRTDPJBrasil e integrando a comissão de Educação do Instituto.
“Perdemos um grande colega e amigo, grande colaborador da nossa gestão. Em nome de toda a família de registradores de TDPJ de todo o Brasil, posso dizer que sentiremos muita falta do colega, amigo, diretor Onivaldo Mariani, que agora passa a atuar em um campo espiritual. Ele era um diamante raro, que sempre se dedicou a melhorar a vida das pessoas que o cercavam”, lamenta o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho.
Onivaldo Mariani ingressou na carreira cartorária após ser aprovado em concurso público promovido pelo CESPE/UNB, organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado e Pernambuco. Possuía curso superior em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB e curso superior em Economia pela Faculdade de Ciência Econômica de Umuarama – FACEU. Era especializado em Direito Notarial e Registral pelo IBEST, em Direito Constitucional e Análise da Constitucionalidade pela UNB, em Administração e Comércio Exterior pela UNEB e, ainda, em Gerenciamento Contábil e Auditoria pelo INBRAPE.
Deixa a esposa Isolda Martinez Maciel Mariani e os filhos João Henrique e Lígia Cristina.
HOMENAGENS
“Há pouco tempo conheci um colega que, de tão querido, tão firme em suas posições, tão inteligente e de conhecimento inesgotável, além de encorajador e animador, fez-me enxergar a atividade cartorária por outro viés: o da união!!! Ele só fazia agregar, incentivar, estimular, ajudar, e nunca o vi desanimar.
Se, por algum motivo, ele se encontrava impossibilitado de responder quaisquer dúvidas ou debater os tantos assuntos da nossa atividade, ele ofertava um batalhão inteiro, mostrando-se sempre por perto.
Falar com ele, através de qualquer meio, para mim, era um privilégio! Logo eu, delegatária de uma serventia tão pequena no interior! Ele me fazia perceber que estava no caminho certo, que conseguiria solucionar os problemas diários enfrentados, através de soluções ágeis, simples e inteligentes. Era um verdadeiro solucionador!
Que privilégio, pensava comigo: “Que honra poder discutir um assunto pertinente à atribuição de RTDPJ com uma pessoa tão honrada e magnífica, como Onivaldo Mariani!” Ele era a excelência do serviço extrajudicial, nacionalmente reconhecido, abrindo as portas para receber àquele colega, por muitas vezes, esquecido.
Quando, um dia, através de ligação, soube da doença que o acometia, pedi à Deus misericórdia e que a cura o alcançasse! “- Esperança, amigo. Você conseguirá. – Eu estou esperançoso, disse ele”. Porque os bons vão embora quando ainda conseguem ser melhores ainda? Deus, misericórdia! Onivaldo, meu líder, meu amigo, obrigada, obrigada!
À família Mariani, conforto aos corações, pois já diz em Ageu, Capítulo 2: 8-9: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”.
À família Cartório Mariani, desejo que a excelência e a união continuem sendo a marca de todos vocês.
Aos Delegatários de Pernambuco e de todo o Brasil, que perda irreparável, meus amigos! Que consigamos extrair da tristeza e da dor um pouco da mudança que necessitamos para nos tornarmos melhores, afinal, o exemplo e as conquistas de um líder nunca se vão.
A Onivaldo Mariani, “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”(Timóteo 4: 7-8) Repouse nos braços do Altíssimo, amigo querido. (Thuanny Barros, oficial do Registro Único de Brejão/PE)
“Conheci o amigo Onivaldo em 2008, quando assumiu a minha primeira delegação em Recife/PE, pois fizemos o mesmo concurso e tiramos posições equivalentes. Desde o início, trocamos muitas ideias, pois enfrentávamos problemas semelhantes. Ele sempre se mostrou um entusiasta da profissão de registrador e, quando começou a exercê-la, o fez com responsabilidade, qualidade e valorização exemplares. Foi um grande exemplo para todos nós e passou a ser uma referência em Registro de Títulos e Documentos aqui em Pernambuco. Era querido por todos e sempre estava disponível para nos ajudar.
Ao lado de Onivaldo, organizei cursos, inclusive um com o IRTDPJBrasil, em Recife, em 2018. Ele próprio preparou e ministrou as aulas. Se perguntarmos a todos os colegas de RTDPJ de Pernambuco, todos vão dizer que encontraram suporte em Onivaldo, sempre recebendo um atendimento especial. Ele era uma pessoa generosa, justa e um lutador. Mesmo já doente, ele ainda nos ajudava.
Ele nunca perdeu a esperança e nunca teve sequer um gesto de revolta pelo que enfrentava. Ele nunca reclamou, não se tornou amargo, continuou uma pessoa doce, amiga. Sei que ele lutou bravamente e foi um exemplo para todos nós. Vejo hoje pessoas do país inteiro externando a tristeza e pesar pelo seu falecimento. Cabe a nós, seus amigos e colegas de profissão, mantermos a acesa a memória de Onivaldo Mariani. Que Deus nos dê força e fé.” (Valdecy José Gusmão Júnior, titular da 2ª Serventia Registral de Jaboatão dos Guararapes/PE)
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil/Andréa Vieira
Em 11/9/2020