IRTDPJBrasil comemora 32 anos de existência

09/09/2020 Em 9 de setembro de 1988, na cidade de São Paulo, nascia o INSTITUTO DE REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E DE PESSOAS JURÍDICAS DO BRASIL, o IRTDPJBrasil.

A entidade surgiu com o nobre propósito de dar voz aos registradores de TD e PJ de todo o Brasil, representando-os institucionalmente, defendendo suas atribuições em todas as instâncias. De lá para cá, o Instituto cresceu, organizou a classe de oficiais de RTDPJ, consolidou-se e seguiu cumprindo a missão descrita em sua ata de fundação: “ser expressão da classe, tanto em nível profissional como cultural, no Brasil e no exterior”.

“Tenho o grande orgulho de ser o quarto presidente da maior entidade representativa do RTDPJ no Brasil. Segui os passos do visionário presidente fundador José Maria Siviero. Agradeço ainda os ex-presidentes José Flavio Bueno Fischer e Paulo Roberto de Carvalho Rêgo. Dar continuidade ao trabalho por eles empreendido tem sido uma grande honra”, diz Rainey Marinho.

Além da representatividade institucional, o IRTDPJBrasil tem sido o condutor dos Registros de TDPJ no mundo digital. “A nossa central é a maior plataforma de documentos eletrônicos do país, com mais de 2.500 cartórios integrados e cerca de 47 mil clientes. Agradeço a todos os colegas que nos ajudam a trilhar esse caminho”, afirma Marinho.

 

Fundação do Instituto

A reuniãopara a fundação do Insittuto ocorreu na sede da Associação dos Serventuários da Justiça do Estado de São Paulo.  Lá estavam reunidas pessoas que deixaram seus nomes escritos na história do IRTDPJBrasil. Presidiu o encontro histórico Edson de Oliveira Andrade, oficial de RTJPJ da comarca de Jacareí/SP, sendo secretariado por Luiz Antonio Ghirotti Xavier, então oficial de RTDPJ de Catanduva/SP.

Na oportunidade, os 27 registradores presentes analisaram e aprovaram o estatuto do IRTDPJBrasil, composto de 33 artigos, conforme anteprojeto apresentado previamente. Ficou registrado em ata que, na ocasião, os participantes ressaltaram a alta importância da existência de uma entidade que, a partir daquele memorável dia, atuaria para incluir o RTDPJ nas grandes decisões e discussões nacionais.

Ainda naquela data, foi eleita a primeira diretoria do IRTDPJBrasil, assim composta:  José Maria Siviero – SP (presidente); José Flavio Bueno Fischer – RS (vice-presidente); Meirimar Barbosa Junior – SP (1º tesoureiro); Germano Toscano de Britto – PB (2º tesoureiro); Nicolau Balbino Filho – MG (1º secretário); Nelson Pereira Seba – MS (2º secretário). Conselho Fiscal: Marco Antônio Zanatta – SP; Robert John Thom – PE; José Roberto Rocha Brito – RS. Conselho Consultivo: Lucy Figueiredo Hargreaves – MG; Glória Alice Ferreira Bertoli – MT, Rondon Augusto Assumpção – DF, Edson de Oliveira Andrade – SP; João Manoel de Oliveira Franco – PR; Carlos Alberto Chermont – PA; Robert John Thom – PE; José Roberto Rocha Brito – RS.

Opinião: Glória Alice Bertoli, registradora em Cuiabá e conselheira fiscal do IRTDPJBrasil

“É uma honra falar dos 32 anos anos do IRTDPJBrasil. Eu estive na sua fundação com o querido e inigualável José Maria Siviero, que sempre foi um colega visionário e realizador. Na época, ele já fazia uma jornada pelo Brasil afora para incentivar os registradores de Títulos e Documentos, demostrando que somos a especialidade exerce o Registro Público do Brasil de forma mais moderna. Se hoje estamos comemorando 32 anos do nosso Instituto, devemos muito à visão de futuro desse homem.

Depois de José Maria Siviero, veio o colega Paulo Rêgo, que continuou o trabalho até então realizado, com grande maestria. E agora estamos ao lado de Rainey Marinho, que é um mestre na arte de trabalhar e de construir equipes eficientes.  Portanto, temos muito a festejar nos 32 anos de IRTDPJBrasil. Parabéns a todos que estão nessa luta pelo engrandecimento do RTDPJ no Brasil. Parabéns a todos nós!
 


Fonte: Comunciação IRTDPJBrasil/Andréa Vieira
Em 9/9/2020