
IRTDPJBrasil participa do V Simpósio de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo
09/08/2023 Representantes do IRTDPJBrasil participaram das atividades do V Simpósio de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo, realizado na semana passada em Vitória, reunindo mais de 200 participantes de todas as especialidades cartorárias. Estiveram presentes o presidente do Instituto Brasil, Rainey Marinho, e a coordenadora acadêmica da Escola IRTDPJBrasil, Vanuza C. Arruda. Também participou o responsável técnico pela Central Brasil, Rodrigo Pinho.O painel de abertura do evento discutiu a relevância dos serviços extrajudiciais para a sociedade contemporânea, além de destacar as conquistas e compromissos da classe notarial e registral. O palestrante convidado foi o corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Carlos Simões da Fonseca.
Em sua fala o desembargador abordou a importância da desjudicialização e como essa abordagem tem contribuído de maneira significativa para a sociedade. Ele enfatizou que não é necessário ter receio de invocar essa desjudicialização, ressaltando o aspecto social fundamental que os serviços extrajudiciais prestam à comunidade.
O evento também contou com a presença de outras autoridades de destaque, como o presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores do Brasil e da Associaação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Portugal Bacellar; o presidente do IEPTB/BR, André Gomes Netto; o diretor do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e diretor do Colégio Notarial do Brasil – Seção Espírito Santo (CNB/ES), Rodrigo Reis Cyrino; o presidente da Arpen/BR, Gustavo Renato Fiscarelli; o presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins; e o presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk.
Adesão dos cartórios de RCPJ à Redesim
A integração dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas à Redesim, sistema do governo Federal que permite o deferimento eletrônico do CNJP, foi um dos temas do evento. O painel dedicado ao RTDPJ também tratou do registro de atas eletrônicas e da reativação de sociedades inativas. Participaram como palestrantes a coordenadora acadêmica da Escola IRTDPJBrasil, Vanuza C. Arruda e o responsável técnico pela Central Brasil, Rodrigo Pinho.
.jpeg)
Registradora em Ouro Preto/MG, Vanuza Arruda afirma que o evento trouxe em sua programação os temas mais recentes nas diversas especialidades do Direito Registral e Notarial. Especificamente na parte do de RCPJ, foi mostrada a importância da integração dos cartórios Redesim, com informações sobre o processo no Estado do Espírito Santo e em outras unidades da Federação.
“Também tratamos sobre um sistema que permitiu que as assembleias das associações e sociedades pudessem acontecer de forma virtual.Tivemos a oportunidade de dar panorama geral com as principais regras em forma de verificação dessas assembleias em termos documental por parte dos registradores, esclarecendo dúvidas dos participantes”, explicou Vanuza Arruda.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em 09/08/2023