Live homenageia atuação dos ex-presidentes do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil

24/07/2023 Disponível no canal do Instituto, no YouTube, vídeo já conta com mais de 240 visualizações. Assista agora

A noite do dia 20 de julho de 2023 foi memorável para os registradores de RTDPJ. A live marcou a abertura das comemorações dos 35 anos do Instituto Brasil e reuniu os ex-presidentes da instituição: José Maria Siviero, José Flávio Bueno Fischer e Paulo Roberto de Carvalho Rêgo.

O encontro online foi conduzido pelo atual presidente Rainey Marinho. Durante uma hora, grandes momentos da trajetória do IRTDPJBrasil foram relembrados na voz dos que ocuparam a presidência do Instituto, que falaram das dificuldades iniciais e da evolução ao longo dos anos.
“Estamos aqui para homenagear três grandes registradores, pessoas que não podem ser esquecidas jamais, pois foram precursores do desenvolvimento do RTDPJ no país”, disse Rainey Marinho ao dar boas-vindas aos convidados.

Em tom de bate-papo, a live deu oportunidade para que cada um falasse da sua experiência inicial na carreira de registrador e dos desafios que enfrentou ao assumir o cargo de presidente do Instituto Brasil. José Maria Siviero estava entre os pioneiros que fundaram o IRTDPJBrasil, tendo sido o primeiro presidente e que se tornou o grande divulgador da importância dos serviços do RTDPJ.

“Entrei na vida cartorial em 1966, sendo contratado como office boy. Anos depois, como titular do 3º RTDPJ de São Paulo, vi o quanto era importante divulgar nossa atividade. Fiz palestras em todos os estados brasileiros, exceto Roraima e Amapá”, relembrou o registrador paulista, que ficou conhecido por cunhar a expressão “RTD, o cartório do futuro”.

José Maria Siviero conduziu o Instituto por mais de vinte anos. Ele foi o primeiro a falar da importância do marketing e lançou o Informativo do IRTDPJBrasil, naquela época a única fonte de informação que chegava aos registradores do interior. A publicação trazia pareceres, novas leis e tirava as dúvidas dos associados, por meio do serviço de consultoria. O ex-presidente, inclusive, mostrou durante a live os primeiros exemplares do Informativo, lançado em outubro de 1998.

O gaúcho Flávio Bueno Fischer teve uma atuação igualmente histórica e ocupou o cargo de vice-presidente na primeira diretoria do IRTDPJBrasil. Anos depois, foi eleito presidente para o triênio 1992, 1993 e 1994. “Ter participado da vida do Instituto sob a liderança do Siviero, que foi muito gratificante. Como presidente, mantive o IRTDPJ firme e forte em todo o meu mandato e me orgulho muito desta trajetória", afirmou Fischer, que hoje é titular do 1º Ofício de Notas de Novo Hambugo/RS.
O terceiro presidente do IRTDPJBrasil, Paulo Roberto de Carvalho Rêgo, esteve à frente da instituição por seis anos, de 2013 a 2015 e de 2016 a 2018. Em sua participação, o titular do 1º RTDPJ de São Paulo, afirmou que se hoje o segmento tem uma central nacional, que integra a maioria dos cartórios da especialidade, muito se deve ao trabalho dos seus antecessores.

“Peguei a estrada já asfaltada por Siviero e Fischer, que deixaram as bases da estrutura que hoje temos. O que vocês implementaram nos permitiu chegar onde estamos hoje. Agora, podemos dizer que temos o melhor dos mundos; a integração tornou possível um sistema que atende todas as pontas e que nos permite ter uma base de dados centralizada”, diz Paulo Rêgo, referindo-se à Central RTDPJ, lançada em 2012.

Rainey Marinho, registador em Maceió/AL, ao finalizar a live, reforçou a importância da plataforma, que hoje tem o papel de levar o RTDPJ ao Sistema Eletrônico de Registros Públicos, o SERP. “A Central Brasil, em cada um de suas fases, nos preparou para o que estamos vivendo hoje. Agradecemos a cada um de vocês, que nos ajudaram e ajudam a construir a história do IRTDPJBrasil. É lembrando-nos do passado que construímos um futuro”, disse.

Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em 24/07/2023