Mensagem - Uma imensa responsabilidade. Por Rainey Marinho

03/10/2018 Candidato à presidência do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho, Oficial do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Maceió/AL, envia uma mensagem aos oficiais de RTDPJ e associados ao Instituto Brasil

Caros colegas,

Ao longo dos anos tenho lutado incessantemente por todos os segmentos de nossa classe.

Como cartorário lá se vão 30 anos, e na peleja associativa quase isso. Sou presidente de minha querida Anoreg Alagoas, onde não paro de falar do meu carinho em todos os cantos que vou pelo povo de meu Estado – aqui somos um povo feliz, apesar das agruras atuais, e lutadores determinados, sem nos deixar abater nunca. Essa é a face “arretada” de nós alagoanos.

Nacionalmente ocupei e ocupo diversos cargos participando nos últimos anos de muitas conquistas e derrotas - infelizmente, elas também ocorrem. Estive presente em inúmeros momentos capitais para nós cartorários, alegrando-me a cada vitória suada, entristecendo-me nos insucessos.

Quando pensei que o limite de minha atuação nacional havia encerrado, fui chamado para assumir um novo desafio: lutar agora pela minha raiz, meu sangue, meu DNA.

Não pude me negar a atender esse chamado. Principalmente, após as diversas manifestações de apoio vindas de todo Brasil. Inclusive, a declaração de José Maria Siviero, nosso presidente por tantos anos, que declinou de sua intenção em concorrer, acreditando em nosso potencial neste momento.

Não poderia deixar de citar o enorme trabalho de nosso atual presidente. Paulo Rêgo tem ao longo de sua gestão demostrado dedicação e carinho, entregando parte de sua vida ao IRTDPJBrasil. Firmo aqui minha admiração e respeito.

Após findado o prazo estatutário de inscrições de chapas, sendo a nossa única inscrita - colegas que ao longo dos anos já demonstraram sua presença dedicada ao IRTDPJ - venho externar que sinto uma mistura de alegria pela possibilidade real em ajudar minha categoria, e de uma imensa responsabilidade por tamanha adesão a um projeto voltado para união da classe e o consenso de ideias.

Queridos colegas, peço neste momento sua atenção.

Tal papel não pode ser posto sob a tutela de um só homem ou de uma chapa. Usando uma pequena metáfora: a união de um grupo e de uma classe, senhores e senhoras, é assemelhada a um transporte automotivo que deve trafegar vazio de intransigências e cheio de esperança. Ele nos guiará ao futuro, onde todos têm um papel fundamental; somos responsáveis no auxílio e na direção que nos levará a novas conquistas profissionais. Elas serão as bênçãos e os frutos dessa união.

O consenso é tão somente uma estrada a ser trilhada, muitas vezes, com seu piso esburacado e sem asfalto; inacabada e longe da perfeição, mas que não podemos em nenhum momento nos furtar de buscá-la.

Somos todos responsáveis. Não existe mais espaço para individualismos.

Precisamos resolver questões importantíssimas. No campo da tecnologia, por exemplo: uma informatização verdadeira, o acesso à informação e como utilizar nossos dados como uma real fonte de renda, centrais estaduais e Central Nacional, novas tecnologias como o blockchain e saber como utilizá-las a nosso favor.

Precisamos avançar na tentativa de resolver o estado de carência financeira de alguns RTDs, buscando soluções efetivas para ofertar dignidade para eles; introduzir uma política de compartilhamento acadêmico, levando ideias e treinamentos nesta área para todo Brasil, através de reuniões em todos entes da federação. Bem como, fazer o IRTDPJBRASIL, ser definitivamente conhecido em cada canto de nosso imenso país. Estudando, inclusive, formas mais palatáveis de mensalidades para os cartórios de baixa renda e que atualmente não podem pagar a atual contribuição social e desejam participar ativamente do Instituto.

Portanto, e por fim,  peço a todos que venham participar do nosso congresso nacional e da eleição que irá acontecer na bela cidade de Belo Horizonte, no mês de dezembro próximo.

Vamos demonstrar que juntos podemos, queremos e devemos transformar o nosso amanhã. Mostrando a todo Brasil a força do RTDPJ.

Conto com todos vocês, e parafraseando o filósofo:

“SOU RTDPJ LOGO EXISTO”.

 

Rainey Marinho
Oficial do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Maceió/AL