
Os significados de 2020, o ano da sobrevivência. Por Rainey Marinho
21/12/2020 O fim de 2020 e a véspera do Natal nos levam a muitas reflexões. Nunca um ano mudou tanto o curso de nossas vidas, alterou rotinas e testou, ao limite, a nossa condição de superar as dificuldades.O fim de 2020 e a véspera do Natal nos levam a muitas reflexões. Nunca um ano mudou tanto o curso de nossas vidas, alterou rotinas e testou, ao limite, a nossa condição de superar as dificuldades.
Sei que muitos choram perdas afetivas, essas sim irreparáveis. Muitas vidas foram ceifadas por esse vírus letal que, infelizmente, segue matando. Com a graça de Deus, estou entre os que enfrentaram a Covid-19 e tive a chance de continuar o meu caminho. Para mim e minha família, 2020 ficará marcado como o ano da sobrevivência e sei que muitos colegas compartilham desse sentimento.
Sentimos o efeito da pandemia em nossa atividade. O segmento extrajudicial foi duramente atingido, com cartórios tendo que se reinventar para adequar-se ao novo normal. Alguns ficaram fechados por um período, outros tiveram sua capacidade de atendimento reduzida ao mínimo. E sempre observando condutas necessárias para a preservação da vida dos nossos clientes e colaboradores. A casa virou cartório, funcionários ficaram confinados, outros foram contaminados.
Quisera eu que o cenário acima fosse obra de ficção, como lemos em livros e assistimos nas telas do cinema. Mas, em 2020, o impensável bateu em nossa porta e resistimos bravamente, nos valendo de recursos tecnológicos para vencer uma crise sem precedentes.
Em contraposto ao desânimo e ao temor, que surgiram no bojo da pandemia do coronavírus, vieram a fé e a esperança, que nos sustentam na adversidade. Nosso serviço ganhou força no meio digital e os cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas, por meio de sua Central Nacional, continuaram o seu trabalho, deram segurança aos seus clientes, ajudaram a roda da economia não parar. Soubemos transformar a crise em oportunidade.
Como presidente do IRTDPJBrasil, não posso deixar de dar graças a este ano atípico, tormentoso, mas que revelou a nossa capacidade de sobreviver e, para a surpresa de muitos, de crescer. Que saibamos também agradecer por 2020, não só por estarmos vivos, mas pela nossa força e superação. Tenho fé de que tudo isso passará e que 2021 nos trará a Boa Nova pela qual ansiamos no Natal.
Como nos ensina Papa Francisco, o Advento, tempo que precede o Natal, deve ser “um apelo incessante à esperança. Recorda-nos que Deus está presente na história para conduzi-la ao seu fim último e à plenitude, que é o Senhor Jesus Cristo”.
Amigos e colegas, que formam a família RTDPJ, tenham todos um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de paz e bem.
*Rainey Marinho é presidente do IRTDPJBrasil, oficial do 2º RTDPJ de Maceió/AL
Fonte: IRTDPJBrasil
em 21/12/2020