Palavra do Presidente: Os bons resultados que o ano de 2022 nos trouxe

22/12/2022 O Presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Barbosa Alves Marinho, pontua os principais momentos do ano.

O fim do ano nos leva a algumas reflexões. Em 2022, no mês de junho, entrou em vigor a Lei nº 14.382, que teve sua origem na Medida Provisória nº 1.085/2021. A nova legislação, que criou o Sistema Eletrônico de Registros Públicos, fortaleceu especialmente as atribuições do Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas.

Nossa classe participou diretamente da elaboração do texto original da MP e, assim que começou sua análise no Congresso Nacional, demos início a uma mobilização para o acompanhamento de todas as etapas da tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Todo este trabalho foi coordenado pelo IRTDPJBrasil com grande êxito. Agradeço aos colegas que se juntaram a nós nesta importante e decisiva atuação.
Em outubro, conseguimos promover o XI Congresso Brasileiro de RTDPJ em parceria com o IRTDPJ do Estado do Pará. O evento, que tinha sido adiado em função da pandemia da Covid19, foi realizado na cidade de Belém, que recebeu congressistas de 19 estados e do Distrito Federal. Durante dois dias discutimos temas importantes para a nossa classe, entre eles os reflexos da Lei nº 14.382/2022. Foi uma alegria reencontrar colegas de várias partes do país em um debate tão enriquecedor.

Agora, em dezembro, a Central RTDPJBrasil completou três anos de funcionamento em novo formato. Até o final de novembro, tivemos 3,7 milhões de acessos ao portal e ultrapassamos a marca de 212 mil clientes cadastrados (pessoas físicas e jurídicas).  Os 2.884 cartórios integrados à Central receberam mais de 615 mil solicitações de serviço.
Esses indicadores da confirmam um crescimento constante e expressivo da nossa plataforma. Nosso obrigado a todos os colegas que acreditam na Central nacional e nos ajudam a torná-la cada vez mais essencial para os cartórios de RTDPJ e para toda a sociedade brasileira.

Os resultados que pontuamos acima são motivo de grande alegria para mim e para todos os colegas da Diretoria e dos Conselhos do IRTDPJBrasil. Nossa gratidão a todos que estiveram ao nosso lado, ao longo deste ano. Seguiremos juntos em 2023.

Tenham todos um feliz e abençoado Natal.
 
Rainey Marinho
Presidente do IRTDPJBrasil

Em 22/12/2022