PQTA 2022: cerimônia premia 191 Cartórios em celebração presencial com transmissão online

07/12/2022 Evento contou com a participação de mais de mil telespectadores que acompanharam a cerimônia de premiação na noite desta terça-feira

A noite deste dia 6 de dezembro foi de muita alegria para a Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), que premiou os melhores cartórios do Brasil na cerimônia de premiação nacional da 18ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg 2022 – PQTA. Este ano, foram 202 cartórios inscritos, de 24 estados do País, sendo premiados 191 cartórios nas categorias Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro, Diamante, Rubi Master, Rubi Evolução e PQTA Especialidades – Edição Cartório Digital.

O evento que aconteceu com transmissão online através do canal do Youtube da Anoreg- BR contou com a audiência de mais de mil telespectadores, e a participação de diversas autoridades, como o presidente da Associação de Notários e de Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar; a diretora de Qualidade e coordenadora do Prêmio de Qualidade da Anoreg/BR, Maria Aparecida Bianchin; a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Daniela Madeira, representando o ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Fábio Dalla Vecchia; o desembargador e corregedor geral do Serviço Extrajudicial do estado de Santa Catarina, Rubens Schulz, representando todos os corregedores, e a diretora da Apcer Brasil, Alessandra Gaspar Costa.

Estiveram presentes ainda prestigiando o PQTA, os deputados federais Júlio Lopes, Rogério Peninha, Zé Neto, Gurgel, Darci de Matos e Ricardo Barros.

BRASÍLIA, DF, 06.12.2022 – Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) realizado no Hotel Palace em Brasília. (Foto: Raul Spinassé/ANOREG)

O PQTA 2022, que conta com o apoio da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Apcer Brasil, tem como objetivo reconhecer e premiar o que há de melhor nos serviços prestados pelos notários e registradores de todo o Brasil, que atendam aos requisitos de excelência e qualidade.

Com direito a aclamação do hino nacional e também o hino dos notários e registradores, o Prêmio Qualidade Total da Anoreg Brasil começou com a fala de Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg Brasil, que agradeceu a presença de todos, oficializando em seguida a abertura da 18ª edição do PQTA.

A diretora de Qualidade da Anoreg-BR, Maria Aparecida Bianchin, agradeceu o presidente Rogério Bacellar por acreditar no PQTA e falou sobre os recordes da 18ª edição. “O Prêmio de Qualidade Total da Anoreg Brasil chega hoje à sua 18ª edição, com muito a comemorar. Atingimos o número recorde de cartórios inscritos e premiados: são mais de 191 em todo o brasil. Contamos com a participação de 24 estados brasileiros, com o engajamento de muitos colegas, presidentes e diretores e com o lançamento de novos produtos: o cartório top, o prêmio de especialidades, o ranking nacional de notários e registradores, uma publicação que reconhece perante a sociedade e órgãos públicos aqueles que realmente fazem a diferença no atendimento ao usuário”, finalizou.

BRASÍLIA, DF, 06.12.2022 – Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) realizado no Hotel Palace em Brasília. (Foto: Raul Spinassé/ANOREG)

A Apcer possui participação fundamental no PQTA por ser a empresa responsável pela auditoria realizada nos cartórios. Sendo uma referência na área extrajudicial, da entidade, Alessandra Gaspar Costa, diretora a entidade, falou sobre a importância do PQTA para a área do extrajudicial. “É realmente uma honra estar aqui em mais uma edição do PQTA, momento em que a Apcer Brasil completa 10 anos de PQTA. Um trabalho de muita parceria e de constante evolução. Durante este período ampliamos os requisitos de Gestão Sócio Ambiental, enquanto o mundo discutia o meio ambiente, trouxemos informatização e controle de dados quando discutimos segurança da informação e na sequência LGPD, incorporamos inovação, quando identificamos que era necessário promover avanços e novidades na prestação de serviços, incorporamos compliance quando falamos nas conformidades com normas internas e regulatórias e, por fim, mas não menos importante, desenvolvemos um grupo de requisitos que avaliam o risco e a continuidade do negócio quando nos deparamos com a pandemia da Covid 19”, afirmou Alessandra.

BRASÍLIA, DF, 06.12.2022 – Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) realizado no Hotel Palace em Brasília. (Foto: Raul Spinassé/ANOREG)

O desembargador Renan Schulz, em nome de todos os corregedores, parabenizou os participantes e encerrou sua fala parabenizando em especial, os notários e registradores do seu estado. “Parabenizo os premiados e peço respeitosamente licença para deixar meus parabéns aos notários e registradores do meu estado. Pensem num corregedor orgulhoso dos seus notários e registradores. Meus parabéns”, finalizou.

A juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Daniela Madeira, participou do evento representando o ministro e presidente do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Felipe Salomão, e apresentou o vídeo enviado por ele.

“Este prêmio cumpre um papel muito importante ao premiar as serventias que atuam com excelência na prestação dos serviços, na busca pela satisfação do usuário, no investimento em educação corporativa, segurança, informatização, inovação, compliance, no incentivo a normas que passam por integridade a anticorrupção. Normas de qualidade como o ISSO 9000 contribuem para a transparência e é passa a ser um norteador das ações desenvolvidas pelos cartórios. Evidencia o esforço das serventias na prestação dos serviços, na melhoria dos processos e na gestão do negócio. Deixo aqui registrado que o CNJ apoiará qualquer iniciativa que aperfeiçoe o serviço em benefício do cidadão. Agradeço a oportunidade de participar deste importante evento”, finalizou o ministro Luiz Felipe Salomão.

BRASÍLIA, DF, 06.12.2022 – Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) realizado no Hotel Palace em Brasília. (Foto: Raul Spinassé/ANOREG)

Durante o evento, Rogério Portugal Bacellar chamou ao palco os deputados federais Rogério Peninha, presidente da frente parlamentar de ações do extrajudicial, e Zé Neto, momento em que Peninha passa o bastão da presidência para o deputado Zé Neto.

Ao abrir o momento de anúncio dos cartórios premiados, Bacellar discorreu sobre o nascimento do Prêmio Qualidade Total dos cartórios. “O PQTA sempre esteve no meu planejamento estratégico, e vê-lo hoje evoluindo cada vez mais é uma alegria imensa. Passamos por algumas mudanças durante estes anos, tivemos que trocar a empresa de auditoria, até estarmos com a Apcer, com a qual já estamos há 10 anos. E há 10 anos torcendo para que desse certo. O PQTA cresceu demais, teve uma evolução brutal com a Aparecida e com o Claudio Marçal Freire. Hoje estou aqui presidindo, mas quem fez tudo foi a Aparecida e o Cláudio. Teremos modificações no próximo ano, como a criação de diretoria adjunta em cada estado da federação para estarmos mais próximos dos cartórios e mostrarmos a importância do PQTA. Espero que continuem concorrendo, pois o PQTA nos traz uma saúde positiva para a sociedade notarial e registral”, afirmou o presidente da Anoreg Brasil.

BRASÍLIA, DF, 06.12.2022 – Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) realizado no Hotel Palace em Brasília. (Foto: Raul Spinassé/ANOREG)

No momento da entrega do bastão, o deputado federal Rogério Peninha agradeceu a parceria da Anoreg Brasil na “luta pelo bem do setor”. Já Zé Neto afirmou que “fortalecer os cartórios é fortalecer o nosso estado, a nossa sociedade. Precisamos ter uma boa relação e de respeito com o Tribunal de Justiça, nos aprimorarmos com ele e com os outros poderes públicos, dialogar e buscar espaços necessários com o CNJ. Agradeço pela escolha e pelo reconhecimento, fico feliz pela confiança e espero poder atender às expectativas de vocês”, finalizou Zé Neto.

BRASÍLIA, DF, 06.12.2022 – Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) realizado no Hotel Palace em Brasília. (Foto: Raul Spinassé/ANOREG)

Premiações

Na categoria Menção Honrosa, uma serventia foi premiada. Na Bronze, três cartórios foram premiados. Na categoria Prata, foram 15 serventias; na Ouro, 42, e na categoria Diamante, foram premiados 130 cartórios do país.

Aqueles que atingiram a maior premiação, concorreram ao prêmio Rubi, em duas categorias: a categoria Master – cartórios que conquistaram quatro prêmios diamante consecutivos, incluindo o resultado obtido no PQTA 2022, e a categoria Evolução – cartórios com oito participações consecutivas no PQTA como evolução, incluindo o resultado obtido no PQTA 2022. Foram 42 serventias premiadas na categoria Rubi Master e 14 na Rubi Evolução.

Em consonância com as novas práticas e tendências dos Serviços Notariais e Registrais, a Anoreg/BR inaugurou, nesta edição, o Prêmio PQTA Especialidades – Edição Cartório Digital, em que reconhecerá as inovações do setor. Os requisitos foram definidos de acordo com as exigências atuais e foram personalizados para cada uma das especialidades: Notas, Protesto, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e documentos, Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas. Foram 94 cartórios que conquistaram a premiação.

Além das premiações nas categorias Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro, Diamante, Rubi Master, Rubi Evolução e PQTA Especialidades- Edição Cartório Digital, este ano a Anoreg Mato Grosso foi premiada como o estado que teve o maior número de cartórios inscritos, 23; e o Ceará, como o estado com o maior número de cartórios premiados, 21 serventias.

Clique aqui e confira a lista completa dos cartórios premiados.

Clique aqui e acesse as fotos do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg-BR
Em: 07/12/2022