Reunião na Febraban fortalece integração entre o setor bancário e o Registro de Títulos e Documentos
30/04/2024 O IRTDPJBrasil e o Operador Nacional de RTDPJ deram um passo importante na integração e eficiência dos serviços registrais com o sistema financeiro. Durante reunião na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), realizada no dia 26/4, em São Paulo, foram discutidas questões relacionadas ao processo de busca e apreensão de bens móveis, conforme definido pela Lei nº 14.771/2023.Representando as instituições registrais estiveram presentes o presidente Rainey Marinho, e os integrantes da diretoria e conselhos do Instituto Brasil, Robson Alvarenga, titular do 4º Ofício de RTDPJ de São Paulo/SP; e Marco Antônio Domingues, titular do 3º Ofício de RTDPJ de Porto Alegre/RS.
Segundo Marinho, o encontro reforçou a colaboração entre o setor bancário e o Registro de Títulos e Documentos, buscando aprimorar os serviços e garantir maior segurança jurídica para as transações. O diálogo aberto e a troca de informações entre os participantes foram fundamentais para identificar áreas de aprimoramento e definir ações conjuntas.
O presidente do Instituto Brasil e do ON-RTDPJ, Rainey Marinho afirma que reunião foi uma oportunidade de apresentar o potencial do segmento ao setor financeiro nacional. "No início da nossa gestão, o propósito primordial era restabelecer a conexão dos cartórios de RTDPJ com o mercado", destaca, o titular do 2º Oficio de RTDPJ e Notas de Maceió.
Na opinião de Rainey Marinho, o Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas já oferece um serviço de inegável relevância, com reconhecimento da sociedade. No entanto, o devido às suas características, estas especialidades demandam uma proximidade intensa com o mercado financeiro. “Portanto, é com imensa alegria que relato que agora tivemos a oportunidade de revelar ao núcleo financeiro do país todo o nosso potencial. Colocamo-nos inteiramente à disposição para assegurar que nossos produtos tecnológicos estejam alinhados às exigências do sistema financeiro nacional. Para mim, pessoalmente, esse foi o ponto culminante da gestão que completa quase seis anos".
Rainey Marinho destaca, ainda, que as ações conjuntas entre o IRTDPJBrasil e os bancos trarão diversos benefícios para o mercado, a exemplo da maior segurança jurídica para as transações financeiras, agilidade nas operações e melhoria na qualidade dos serviços.
Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em: 30/04/2024