Serp-Jud: lançada a plataforma do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos para uso dos Tribunais de Justiça

25/03/2024 Com o objetivo de aprimorar as discussões e trazer novidades relacionadas aos registros públicos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou na sexta-feira, 22/03, o seminário “O Sistema Eletrônico do Registro Público e sua regulamentação”. O evento marcou o lançamento do Serp-Jud, versão do sistema voltada ao Poder Judiciário, que estará disponível a partir de 31 de março.


Na abertura do evento, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, corregedor-nacional de Justiça, destacou a importância do avanço do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos, oriundo da Lei 14.382/2022, e citou a nova funcionalidade, o Serp-Jud, primeiro sistema integrado do projeto, que permite aos magistrados de todo o país acessarem os sistemas já desenvolvidos pelos registradores brasileiros em uma plataforma única.

Inicialmente quatro ferramentas estarão disponíveis: busca de registros de nascimento, casamento e óbitos (Registro Civil das Pessoas Naturais); Pesquisa Nacional de Bens (Registro de Imóveis); busca de Pessoas Jurídicas (Registro Civil de Pessoas Jurídicas) e Central Nacional de Garantias (Registro de Títulos e Documentos).

Estiveram presentes na solenidade de abertura do evento os conselheiros do CNJ, José Rotondano, Daniela Madeira, Pablo Coutinho Barreto, Alexandre Teixeira, Renata Gil, Marcello Terto e Silva e Luiz Fernando Bandeira de Mello. Também estiveram presentes na mesa de abertura as juízas auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça, Carolina Ranzolin Nerbass e Liz Rezende.

Os presidentes dos Operadores Nacionais que compõem SERP prestigiaram o evento: Luis Vendramin, presidente do ON-RCPN e coordenador do Onserp, Rainey Marinho, presidente do ON-RTDPJ, e Juan Pablo Correa Gossweiler, presidente do ON-RCPN,.

Fonte: Comunicação do IRTDPJBrasil
Em: 25/03/2024