Solenidade marca o início do XII Congresso de RTDPJ do Brasil

06/11/2024 Cerimônia de abertura foi marcada por momentos de confraternização e reconhecimento àqueles que têm contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento do setor.

A cidade de Maceió/AL foi o palco, na noite desta quarta-feira (6), da cerimônia de abertura do XII Congresso de RTDPJ do Brasil, que reúne mais de 230 registradores de 20 estados brasileiros, além de especialistas, autoridades e profissionais dos registros públicos.

Recepcionadas pelo anfitrião do evento - o presidente do IRTDPJBrasil e da Anoreg/AL, Rainey Marinho -  participaram autoridades do Judiciário e do segmento extrajudicial. Estiveram presentes o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, Domingos de Araújo Lima Neto; o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Celyrio Adamastor Tenório Accioly (corregedor eleito para 2025/2027); o desembargador do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Juvenal Pereira da Silva.

Também participaram da abertura o deputado estadual Leonan Pinheiro, o presidente da Confederação Nacional dos Notários e Registradores, Rogério Bacellar; o presidente do Operador Nacional de RCPJ, Luís Carlos Vendramin Júnior; o presidente do Operador Nacional de Registro de Imóveis, Juan Pablo Gossweiler; a presidente da Coopnore-Unicred, Margot Virginia Silveira de Souza; e o presidente da Cerrado Assed, Samuel Arantes de Oliveira.

O presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho, em sua fala, destacou o papel dos registradores na sociedade, sempre em busca da modernização e aprimoramento dos serviços oferecidos à população. “Nos registros públicos, encaramos de frente o desafio de avançar. Nossa profissão está preparada para novos horizontes tecnológicos, como a tokenização e o blockchain, que trarão à sociedade garantias de autenticidade e segurança sem precedentes”, disse.

Menção Honrosa Pérsio Brinckmann Filho
 

Um momento de emoção marcou a cerimônia com a entrega da Menção Honrosa Pérsio Brinckmann Filho, uma homenagem criada em 2023 para reconhecer aqueles que mais contribuíram para a valorização da atividade extrajudicial no Brasil. 

Neste ano, a Menção Honrosa foi entregue aos desembargadores Celyrio Adamastor Tenório Accioly (TJAL), Domingos de Araújo Lima Neto (CGJ/AL), Jasiel Ivo (TRT - 19ª Região). Também foram agraciados o presidente da Confederação Nacional dos Notários e Registradores, Rogério Bacellar, e o registrador Paulo Roberto de Carvalho Rêgo, que presidiu o IRTDPJBrasil de 2013 a 2018.
 

Também foi homenageada a  registradora alagoana Quitéria Caldas, conhecida como "Quiterinha do Cartório", falecida em julho deste ano. A honraria foi entregue à sua família, representada por Maurício Caldas.


Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 06/11/2024