Webinar discute papel dos cartórios no combate à violência doméstica

28/03/2025 Com a participação de especialistas, evento reforça a importância dos cartórios no apoio às vítimas e como plataformas de mudança

Hoje, 28 de março, o canal do YouTube do Instituto de Registro de Títulos e de Documentos de Pessoa Jurídicas (IRTDPJBrasil) realizou um importante webinar com o tema "RTDPJ contra a violência doméstica: Essa causa também é nossa!". O evento reuniu mulheres de diversas partes do país e destacou o papel essencial dos cartórios no combate à violência doméstica, promovendo o apoio às vítimas e fortalecendo a atuação na Campanha Sinal Vermelho.

Liderado por Sônia Maria Andrade, 2ª vice-presidente do IRTDPJBrasil e registradora pública no Rio de Janeiro, o webinar foi uma oportunidade única para discutir como os cartórios podem atuar de maneira eficaz no enfrentamento da violência doméstica. Durante a transmissão, Sônia explicou como as serventias podem ser ferramentas importantes na assistência às vítimas, trabalhando em colaboração com as autoridades competentes para proporcionar um suporte adequado e ágil.

Durante a abertura do evento, o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho, fez um pronunciamento, destacando a urgência do combate à violência doméstica no Brasil. “Ao nos reunirmos para falar sobre violência doméstica, nos colocamos diante de uma ferida coletiva muitas vezes tratada como um problema alheio, íntimo ou pior, como uma verdade inconveniente. Mas não há nada mais conveniente com a justiça do que o compromisso com a verdade. E a verdade é esta: o Brasil ainda é um país que violenta suas mulheres e essa violência tem sido tolerada por tempo demais", afirmou. 

Ele finalizou enfatizando a importância de assumir responsabilidades: “Como registradores de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas, precisamos entender que o nosso papel na sociedade vai muito além da formalização de atos. Somos instituições de confiança, procurados por quem deseja segurança e por mulheres que, muitas vezes, trazem nos olhos um pedido de socorro.”

Moema Locatelli Belluzzo, tabeliã e registradora de imóveis no Estado do Pará, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (ANOREG/PA), diretora executiva da ANOREG/BR, diretora da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR) e diretora de assuntos da Amazônia Legal do Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), explicou sobre o intuito do projeto ELLAS Extrajudicial. 

“O projeto ELLAS nasceu de uma necessidade de os cartórios, dos profissionais, dos tabeliães e registradores brasileiros, se posicionarem numa pauta tão necessária que é a pauta feminina como um todo”, ela completou enfatizando que o ELLAS é um projeto nacional, com uma rede de apoio extensa e que busca trazer equidade, letramento, liderança, ação e solidariedade em favor das pautas femininas de todo o Brasil. Ela ainda destacou a importância da participação masculina no projeto para fortalecer as ações e a rede de apoio.

A especialista em Inteligência Emocional, PNL e Psicologia Organizacional, Sonia Garcia, também esteve presente no evento. Com mais de 35 anos de experiência e fundadora do UNIVERSO DO BEM, Sonia destacou a necessidade de se conhecer o assunto “violência doméstica” para poder exercer um combate efetivo.

“Quanto melhor você estiver posicionado sobre o assunto, mais capacidade você terá de enfrentar essa situação. Como por exemplo, conhecer quais órgãos, instituições e leis que podem te proteger e informar para que haja uma prevenção contra a violência”, enfatizou. Sonia ainda explicou sobre os vários tipos de violência e como elas podem atingir as mulheres que as sofrem independente do ambiente em que elas ocorrem.

O evento também marcou a posse de Valéria Helena Castro Fernandes de Almeida Silva como nova diretora de projetos de valorização da mulher do IRTDPJBrasil. Valéria, registradora e tabeliã do Piauí, foi saudada por sua vasta experiência no setor registral e sua dedicação à causa feminina. Em seu discurso, Valéria destacou a importância de continuar promovendo a defesa dos direitos das mulheres e a criação de espaços seguros para elas, tanto no ambiente de trabalho quanto na sociedade em geral.

“Na medida em que entendemos a capilaridade dos cartórios, porque em todos os municípios do Brasil, entendemos que podemos ajudar, seja com as nossas colegas registradoras, seja com as mulheres de fora, porque, muitas vezes, tudo o que precisamos é de uma oportunidade”, destacou Valéria ao valorizar o poder dos cartórios na luta pelas oportunidades para mulheres.   

O webinar foi um marco importante na construção de uma rede de apoio mais forte e eficiente, com o compromisso renovado no combate à violência doméstica.

Confira o Webinar na íntegra:

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 28/03/2025