• Save the date
  • Plano de saúde
  • Consultoria
  • associação
  • API de noticias
  • confia
  • Revista

LINHA DO TEMPO

Treinamento Redesim - Cartórios do Espírito Santo

O IRTDPJBrasil, a pedido do IRTDPJ/Espírito Santo, ministrou um treinamento para colaboradores dos cartórios do Estado do Espírito que participam do projeto piloto de integração à Redesim.

LER MAIS

2022

Reunião de Diretoria e Conselho Fiscal

Diretores, conselheiros e vice-presidentes regionais do IRTDPJBrasil reúnem-se para discutir assuntos de interesse da classe, tais como propostas legislativas em tramitação, projetos de inovação tecnólogica e participação no XI Congresso de RTDPJ.

LER MAIS

2022

I Jornada de Direito Notarial e Registral

IRTDPJBrasil presente na I Jornada de Direito Notarial e Registral que está sendo realizada em Recife/PE.

Na foto, o presidente do Instituto, Rainey Marinho; a coordenadora da Escola IRTDPJBrasil, Vanuza Arruda; o conselheiro fiscal Rodolfo Pinheiro de Moraes e o registrador Valdecy Gusmão Jr., que integra a Coordenação de Assuntos Acadêmicos.

LER MAIS

2022

Reunião de integração do RCPJ à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de E

LER MAIS

2022

IRTDPJ São Paulo realiza evento abordando a alterações na Lei de Registros Públicos com a sanção da

No dia 16 de Julho, o IRTDPJ São Paulo realiza importante evento que tem como tema as alterações na Lei de Registros Públicos com a sanção da Lei 14.382/2022. Participe do seminário que ocorrerá no Hotel Meliá Campinas. As vagas são limitadas. Faça sua inscrição!
 
https://evento.irtdpjsp.com.br/

LER MAIS

2022

Sanção da Lei nº 14.382, no dia 27 de junho de 2022

Foi sancionada pelo presidente da república Jair Bolsonaro, a Lei nº 14.382, no dia 27 de junho de 2022, que estabelece o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), moderniza e simplifica os procedimentos relativos a esses registros (atos e negócios jurídicos e de incorporações imobiliárias). A lei prevê, em seu Artigo 18, que o prazo para a implantação do sistema irá até 31 de janeiro de 2023. 

LER MAIS

2022

03/06 - Fórum lança sistema eletrônico da Apostila de Haia

A Corregedoria Nacional de Justiça e o Colégio Notarial do Brasil (CNB) lançou, no dia 03/06, a Apostila Eletrônica. O ato foi realizado na abertura do 1º Fórum Nacional da Apostila de Haia, que debateu o atual estágio do apostilamento em todo o mundo, assim como a prática desta atribuição pelos cartórios no Brasil. O evento começou às 9h e teve transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.
O evento reuniu todas as entidades representativas do segmento notarial e de registro, entre elas o IRTDPJBrasil, que o foi representado pelo 5º Oficial de RTD da cidade do Rio de Janeiro e presidente do IRTDPJ/RJ, Durval Hale, que integra o Comitê criado pelo CNJ para discutir o sistema de Apostilamento. Também representou o IRTDPJBrasil a coordenadora acadêmica do Instituto e registradora de RTDPJ em Ouro Preto/MG, Vanuza  C. Arruda.

LER MAIS

2022

31/05 - Senado aprova MP que unifica sistemas de cartórios

MP efetiva Sistema Eletrônico dos Registros Públicos em 31/05.
O Senado aprovou, a MP que unificou sistemas de cartórios de todo o país por meio da efetivação do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp). O texto sofreu alterações no Senado e retornou à Câmara dos Deputados

LER MAIS

2022