ÚLTIMAS NOTÍCIAS 
CNJ – Ministro Humberto Martins se despede do CNJ
O encerramento da 56ª Sessão Extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nessa terça-feira (25/8), marcou a despedida do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Ele deixa o CNJ nesta quinta-feira (27/8), data em que assume a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o biênio 2020-2022.
27/08/2020 LER MAISValor Econômico – Câmara adia LGPD para 1º de janeiro
O texto segue agora para análise do Senado Federal, que tem até quarta-feira para aprová-lo
26/08/2020 LER MAISConfira as oportunidades de negócios do aplicativo Confia
Confira, no blog da Confia, post sobre as oportunidades de negócios do aplicativo para registradores de TDPJ.
25/08/2020 LER MAISRFB – Receita Federal declarará inaptidão da inscrição no CNPJ por omissão de declaração
Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deve sanear as omissões de escriturações e de declarações dos últimos 5 anos.
24/08/2020 LER MAISIRTDPJ/RS e JUCIS firmam convênio para abertura de CNPJs diretamente nos cartórios
O Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS) e a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCIS) firmaram, na última semana, convênio para possibilitar a implantação do serviço de abertura de empresas por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
21/08/2020 LER MAISCentral RTDPJ: cartórios podem oferecer aos clientes a opção de pagamento faturado dos serviços
Os cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas, que realizam serviços de forma eletrônica, por meio da Central RTDPJBrasil, podem oferecer aos seus clientes a opção de pagamento faturado. A ferramenta já está disponível na plataforma e permite que o cartório indique quais clientes contarão com essa facilidade.
18/08/2020 LER MAISSenado – Vai ao Senado MP que cria assinaturas digitais para documentos públicos
O Senado vai analisar a criação de dois novos tipos de assinatura eletrônica de documentos públicos. O objetivo da MP 983/2020, aprovada na Câmara na terça-feira (11), é desburocratizar e facilitar o uso de documentos assinados digitalmente para ampliar o acesso a serviços públicos digitais.
13/08/2020 LER MAISTJSP – Justiça reconhece a validade da cessão fiduciária sobre duplicatas não individualizadas em recuperação judicial
Registro do contrato de cessão basta para constituir garantia.
13/08/2020 LER MAISConsultoria IRTDPJBrasil: Câmara de arbitragem, mediação, conciliação e solução de conflitos.
Ementa: Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Câmara de arbitragem, mediação, conciliação e solução de conflitos. Registro. Possibilidade.
13/08/2020 LER MAISDesmaterialização: mais um serviço da Central RTDPJ para os cartórios
Já está disponível no menu de serviços da Central RTDPJBrasil mais uma facilidade para os cartórios que utilizam a plataforma. Trata-se da desmaterialização de documentos. Essa solução permite que os documentos físicos levados ao cartório, após digitalizados, possam ser enviados diretamente pela Central para registro ou notificação em outra comarca.