ÚLTIMAS NOTÍCIAS 
Fórum nesta sexta-feira (3/6) lança sistema eletrônico da Apostila de Haia
A Corregedoria Nacional de Justiça e o Colégio Notarial do Brasil (CNB) lançaram, nesta sexta-feira (3/6), a Apostila Eletrônica. O ato foi realizado na abertura do 1º Fórum Nacional da Apostila de Haia, que debateu o atual estágio do apostilamento em todo o mundo, assim como a prática desta atribuição pelos cartórios no Brasil. O evento começou às 9h e teve transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.
Consultoria IRTDPJ: Apostila de Haia
Ementa: Registro de Títulos e Documentos. Apostilamento
01/06/2022 LER MAISÚltimos dias para se inscrever no curso prático sobre Associações
Associado e cartório usuário da Central: solicite o seu desconto pelo e-mail [email protected]
01/06/2022 LER MAISSenado confirma ministro Luis Felipe Salomão como corregedor nacional
O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (1º/6), a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão ao cargo de corregedor nacional de Justiça. Foram 54 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.
01/06/2022 LER MAISSenado aprova medida provisória que unifica sistemas de cartórios
MP efetiva Sistema Eletrônico dos Registros Públicos
31/05/2022 LER MAISCampanha de arrecadação para as vítimas da chuva em Alagoas. Faça parte!
Anoreg/AL está fazendo uma campanha solidária de arrecadação para as vítimas das chuvas que atingiram o Estado de Alagoas.
30/05/2022 LER MAISCartórios do Amapá aderem à Campanha “Sinal Vermelho” de combate à violência doméstica contra as mulheres
Os 22 cartórios amapaenses, sob a orientação do Poder Judiciário do Amapá, já estão integrados à campanha “Sinal Vermelho”. Agora, toda mulher vítima de violência pode pedir socorro nas serventias extrajudiciais ao desenhar na mão um ‘X’, e mostrá-lo aos funcionários dos cartórios. A iniciativa é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
26/05/2022 LER MAISPEC n. 255/2016: designado relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Proposta de Emenda à Constituição busca inserir regulamentação das funções notariais e de registros públicos na Constituição Federal.
20/05/2022 LER MAISArtigo – "O que um incêndio numa serventia pode ensinar sobre segurança da informação" - Por João Rodrigo Stinghen e Ana Maria Alves Esquárcio
O que aconteceu?
Em 4/5/2022, um incêndio criminoso destruiu 90% do acervo do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas da comarca de Itapemirim, no Espírito Santo. Segundo a Polícia Civil, o objetivo era encobrir evidências de uma investigação em andamento.
Embora as inegáveis perdas materiais, o acervo felizmente não foi perdido, na medida em que a serventia contava com backup duplo e em nuvem. Nesse contexto, vale a pena refletir sobre a importância da segurança da informação para as serventias extrajudiciais.
20/05/2022 LER MAIS