ÚLTIMAS NOTÍCIAS 
Senado: PL sobre a desjudicialização da execução civil de título executivo judicial e extrajudicial será debatido
O Senado vai realizar sessão de debates para discutir o projeto de lei que dispõe sobre a desjudicialização da execução civil de título executivo judicial e extrajudicial (PL 6.204/2019). O pedido foi do senador Marcos Rogério (PL-RO), relator do projeto. O Plenário aprovou o requerimento nesta terça-feira (19/04). A data da sessão ainda será marcada.
20/04/2022 LER MAISCGJ/AL, Anoreg e Braskem atuam para regularizar imóveis do Caso Pinheiro
As indenizações dos imóveis às famílias do Caso Pinheiro continuam sendo pauta no Judiciário alagoano e, no dia 11/04, mais uma reunião com a Braskem foi realizada na Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, entre o Magistrado Auxiliar da CGJ/AL, Anderson Santos dos Passos, representantes da empresa e da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL).
19/04/2022 LER MAISConsultoria IRTDPJBrasil: Assinatura Híbrida.
Ementa: Registro de Títulos e Documentos. Cessão Fiduciária. Assinatura. Manual e Eletrônica. Possibilidade.
TRF1: É devida por registrador contribuição ao salário-educação sobre o total das remunerações pagas aos contratados
Artigo - MP 1.085/21: A luz dos fatos para espantar os monstros noturnos. Por Fábio Rocha Pinto e Silva
Texto de autoria de Fábio Rocha Pinto, publicado na coluna “Migalhas Notariais e Registrais”, do site Migalhas. O autor é mestre e doutor em Direito Civil (USP). Doutor em Direito Civil e presidente da Comissão de Crédito Imobiliário e Garantias do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário - IBRADIM. Delegado do governo brasileiro perante o grupo de trabalho de reforma das garantias da UNCITRAL/ONU (2015-2018).
13/04/2022 LER MAISLideranças da classe registral discutem as novidades da MP 1.085/2021
Promovido pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB), o webinar foi transmitido pelo canal da instituição no YouTube. Video disponivel no link: https://www.youtube.com/watch?v=alWApJB-gUA
12/04/2022 LER MAISQuase 70% das operações suspeitas comunicadas ao Coaf vêm dos cartórios
Matéria publicada no site Consultor Jurídico mostra que os cartórios brasileiros são responsáveis por quase 70% das comunicações de operações suspeitas feitas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf. Nos últimos dois anos, tabeliães, notários e registradores de todo o país enviaram ao órgão de inteligência financeira mais de 2,5 milhões de registros que, na visão dos cartorários, poderiam indicar atividade ilícita — mais especificamente, lavagem de dinheiro ou financiamento do crime organizado.
12/04/2022 LER MAISIRTDPJBrasil participa de webinar sobre a MP 1.085/2021 nesta segunda-feira
A Medida Provisória 1.085/2021 dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Registros Públicos - SERP. A transmissão acontece no canal no YouTube do RIB: https://youtube.com/registrodeimoveisdobrasil
Artigo: Da diferença entre subscrever e integralizar capital social de uma sociedade empresária. Por Márcio Kerches
Texto de autoria de Márcio Kerches, advogado atuante no direito empresarial e especialista em direito tributário. Sócio fundador da KMO Advocacia Empresarial. O trabalho foi publicado no portal Migalhas, em 6/4/2022.
11/04/2022 LER MAISCentral RTDPJBrasil ultrapassa a marca de 150 mil clientes cadastrados
Plataforma eletrônica que reúne cartórios de RTDPJ apresenta os indicadores referentes ao primeiro trimestre de 2022.